PESQUISAS EM DESENVOLVIMENTO

Os pesquisadores do Nupélia realizam estudos para teses e dissertações utilizando dados de monitoramento coletados ao longo dos anos. O objetivo é identificar padrões e obter informações sobre as mudanças ambientais ao longo do tempo.

EM ECOLOGIA ENERGÉTICA 


Temos investigado, desde 1998 o fluxo de energia nas teias alimentares da planície de inundação do alto rio Paraná, incluindo os subsistemas dos rios Ivinhema, Paraná e Baia (rios, lagoas abertas e fechadas). 





Como uma das ferramentas temos utilizado isótopos estáveis de Carbono (C-13) e nitrogênio (N-15), além da identificação nos diferentes compartimentos bióticos, o conteúdo de energia e suas variações associadas ao nível hidrológico e impactos antropogênicos. 



1.







2.


3.


Como resultado de teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso de graduação e de iniciação científica, temos evidências dos impactos e das alterações promovidas ao longo do tempo sobre o uso da terra e da bacia, os quais tem tido início na cabeceira dos principais rios que formam a bacia do alto rio Paraná. Por fim, com o intuito de atingir as metas da agenda 2030 da ONU, os projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Ecologia Energética tem dado foco nas ODS 6, 13 e 14.